A atividade dos alunos do 4º ano da Escola Jockey Club Brasileiro durante o Momento Cultural 2024 foi a leitura de histórias, eles fizeram do livro “Felicidade Não Tem Cor” de Júlio Emílio Braz para o 3º ano.
Uma caixa com alguns brinquedos foi levada para a atividade, de forma a contribuir para a interação com os outros alunos e ajudar a contar as histórias, um dos brinquedos foi uma boneca de pano negra, ilustrando a história de Emílio Braz. Eles também fizeram a leitura da peça teatral, sugerida pelo autor no final do livro, para a turma do 1º ano.
Resumo de “Felicidade Não Tem Cor”
O livro conta a história de Fael, um menino negro que sofre bullying na escola por ser negro. Amuado e abatido, sentia-se como aquela boneca preta, que ficava no fundo da caixa de brinquedos, pois ninguém a escolhia para brincar. Fael começa a acreditar que, se fosse de outra cor, não seria mais provocado pelos colegas e poderia ser feliz. Então, decide ir atrás de seu ídolo, o apresentador do programa de rádio, para conseguir o endereço do Michael Jackson e descobrir como o cantor fez para ficar branco.
A turma do 4º ano também fez a leitura de “O Anel da Tartaruga” de César Obeid. O livro conta a história de uma tartaruga que, com a ajuda de um esperto salmão, descobre que o mar está repleto de lixos, que compromete a vida dos animais marinhos, inclusive a dela. Seu anel nada mais é do que um anel de garrafa pet, que a deformou, impedindo-a de desovar.
Veja como foi a atividade:
Saiba mais sobre a Escola JCB
A escola foi fundada em 27 de setembro de 1946 e atende, atualmente, aproximadamente 300 alunos por ano, matriculados entre o primeiro e o nono ano do Ensino Fundamental. São mais de sete décadas mantendo o ensino de qualidade, responsável pela formação escolar e cidadã das milhares de crianças que já passaram pela escola fundada e mantida integralmente pelo Jockey Club Brasileiro.
O ensino é gratuito, inclui lanche e atende filhos de funcionários, profissionais do turfe além de estudantes das comunidades próximas ao hipódromo. A EJCB é considerada uma referência no ensino e uma das melhores no Rio de Janeiro. Uma pesquisa interna mostra que 70% dos alunos da Escola Jockey chegam à faculdade, muitos retornam como profissionais bem-sucedidos para dar palestras e inspirar novas gerações.
Jockey celebra sete décadas da escola modelo gratuita
A ocasião contou com a presença de chefes de Estado e representantes civis, militares e religiosos marcaram presença na ocasião – Dr. Mário de Azevedo Ribeiro, presidente do Jockey Club Brasileiro à época recebeu o então Presidente da República Café Filho, o Prefeito do Rio de Janeiro Alim Pedro, o Bispo auxiliar do Rio de Janeiro Dom José Távaro e demais convidados da alta sociedade.